Como reduzir os custos sem perder em qualidade da produção?

A redução de custos é uma forma de alcançar e manter a lucratividade de um negócio. Porém, a decisão de cortar gastos deve ser feita de maneira criteriosa para que não gere impacto na qualidade do produto e, consequentemente, no valor que o cliente dá a ele. Já discutimos formas de otimizar os processos de sua empresapara melhorar os resultados e, neste artigo, mostraremos algumas medidas eficazes em relação a como reduzir custos com o menor impacto possível nos processos e insumos que afetam a produção. Continue lendo!

Reduzir despesas é o primeiro caminho

Quando calculamos os resultados do exercício, apresentamos todos os custos da produção, bem como despesas existentes no negócio. Detalhar esta última conta é imprescindível para determinar se existe desperdício de recursos que não estão relacionados à produção. Luz, material de escritório e água são os primeiros itens que podem ter seus gastos reduzidos. Essas são algumas dicas:

  • Metas mensais ajudam a estabelecer políticas de consumo consciente;
  • Sistemas de captação e reúso da água auxiliam a reduzir a conta e favorecem o meio ambiente;
  • Tijolos e telhas transparentes e janelas grandes são uma boa maneira de evitar o consumo de luz durante o dia;
  • Reaproveitar o verso de papéis impressos como rascunhos e blocos de anotação é uma opção sustentável e barata.

Entender os impostos para economizar

No Brasil, a quantidade de impostos pagos aumenta consideravelmente o preço dos produtos. Ao mesmo tempo, os impostos sobre a receita diminuem o lucro das vendas. De forma a evitar a taxação inadequada, existem faixas que se atendem às diversas realidades das empresas. Nesse caso, vale a pena fazer uma consulta a um contador para que ele indique o enquadramento ideal para a sua empresa, reduzindo a quantidade de impostos pagos.

Pensar em como reduzir custos diretos

Este é o ponto mais delicado para se atuar, pois requer analise aprofudada de todos os processos que envolvem a produção. Uma vez que mexer nos custos fixos requer grande investimentos, atuar sobre os custos invariáveis é uma solução que, além de promover a redução dos gastos, pode estar ligada diretamente à otimização dos processos.

Estabelecida a qualidade de um serviço, substituir a matéria-prima pode ser um risco para o valor entregue ao cliente. Contudo, isso não impede o gestor de pesquisar novos fornecedores que vendam produtos com preços mais em conta, ou que tenham custo de frete menor. Além disso, planejar a aquisição de insumos conforme a demanda reduz a necessidade de estoque e o gasto com armazenamento, geralmente ligado às despesas com luz e aluguel de galpões e refrigeradores.

O planejamento conforme a demanda influencia também a mão de obra. Saber previamente o quanto o mercado pode absorver do produto permite ao gestor organizar a produção, reduzindo o número de horas extras. O investimento em treinamento e capacitação de funcionários, apesar de ser inicialmente um custo, em médio e longo prazo traz um bom retorno ao diminuir a quantidade de produtos descartados e o retrabalho.

As sugestões propostas neste artigo são aplicáveis a qualquer tipo de empresa, basta apenas que o gestor tenha os processos detalhados do seu negócio. Saber como reduzir os custos é imprescindível para a sobrevivência de qualquer empreendimento, pois auxilia na otimização dos processos, garantindo o valor entregue ao cliente.

Tem alguma dúvida? Deixe suas perguntas e sugestões de redução de custos nos comentários!

0 Comments

Leave a Comment