Invista na profissionalização de serviços para aumentar a produtividade

A busca pela produtividade é uma constante no universo corporativo, pois empresários e gestores concordam que a competitividade de suas empresas depende muito da capacidade de otimização de seus processos. Neste sentido, é preciso considerar a profissionalização de serviços como uma das estratégias possíveis para o aumento da produtividade interna. A terceirização de algumas áreas de atuação tem sido uma opção cada vez mais utilizada por organizações que adotam uma gestão com foco em seu core business, visando maior agilidade, qualidade e especialização em todas as etapas da operação. Assim, é importante avaliar essa alternativa e pesar as vantagens trazidas pela profissionalização de serviços, para o crescimento e sucesso do negócio.

Conheça algumas das vantagens de investir na profissionalização de serviços.

Contar com equipes especializadas e experientes

Uma das principais vantagens de terceirizar algum serviço, é poder contar com profissionais e equipes especializados e experientes, com know-how e conhecimentos técnicos comprovados, capazes de realizar entregas com outro nível de excelência. Além disso, também é possível reduzir custos com treinamentos e atualizações de colaboradores, já que essa responsabilidade caberá a empresa prestadora.

Conquistar uma relação custo-benefício positiva

Devido aos altos encargos legais que envolvem a folha de pagamento e direitos previstos na legislação trabalhista, a contratação de colaboradores deve ser sempre muito bem avaliada pelas empresas, pois trata-se de uma despesa de grande impacto no orçamento corporativo. Muitas vezes, ao analisar a relação custo-benefício, é fácil perceber que a profissionalização de serviços também pode colaborar para o equilíbrio financeiro da organização, já que a terceirização envolve custos reduzidos, se comparados a formação de  equipes internas para realização destas atividades.

Otimizar os investimentos em tecnologia e qualificação

As empresas especializadas sempre investem em tecnologias e qualificação para suas equipes, a fim de se manterem competitivas no mercado. Novos equipamentos, softwares, aplicativos e sistemas integrados, são adotados para a realização dos serviços, permitindo assim, maior agilidade e entregas de qualidade. Ou seja, a empresa contratante pode contar com processos atualizados, sem a necessidade de investir neste tipo de recurso.

Construir parcerias com a profissionalização de serviços

Outra vantagem na terceirização, é que é possível construir parcerias com os fornecedores. Em muitas situações, o adequado é contratar uma empresa especializada e capacitada tecnicamente, que possa apoiar estrategicamente a gestão corporativa, que conheça profundamente o negócio, os concorrentes, as peculiaridades e o mercado. Neste caso, é possível estabelecer uma relação “ganha-ganha”, que favorece a conquista da produtividade.

Manter o foco no core business e na estratégia

A profissionalização de serviços permite também que os gestores possam se dedicar verdadeiramente ao negócio e a estratégia da empresa, compartilhando com os parceiros, a responsabilidade pela operação. Desta forma, o foco fica concentrado na gestão, nos objetivos e nos resultados.

Vale lembrar que antes de iniciar um contrato de profissionalização de serviços, é importante conhecer bem a legislação que rege este tipo de acordo de trabalho, e assim, tomar os cuidados necessários para evitar qualquer problema futuro. Atualmente, é permitido apenas terceirizar as atividades meio, ou seja, aqueles que não relacionadas diretamente ao core business da empresa, porém, é interessante acompanhar o processo de aprovação do famoso Projeto de Lei nº 4.330/04, que trata das novas regras de terceirização no país, pelo qual até mesmo as atividades fim, poderão ser contratadas. Este Projeto de Lei possui ainda outras alterações importantes, por isso, é fundamental buscar informações e alinhar as estratégias corporativas.

E na sua opinião, quais são as vantagens em profissionalizar os serviços? Compartilhe conosco suas experiências e dicas sobre este tema!

0 Comments

Leave a Comment