Quando é o momento certo para terceirizar serviços?

A questão de terceirizar serviços, ou não, gera uma discussão que repercute em muitas empresas. Alguns argumentam que é sempre melhor designar as tarefas para funcionários, enquanto outros defendem que essa é a melhor maneira de reduzir custos.

No entanto, terceirizar pode ser uma ótima opção para manter a produtividade alta, desde que seja feita no momento certo e de forma cuidadosa.

Então, quando é a melhor hora para fazer isso? Quais os reais benefícios que isso pode trazer? Veja a seguir:

Quando a produtividade é afetada

Realizar uma boa gestão é vital para que o negócio tenha uma estrutura sólida no mercado e consiga se sustentar no futuro. Contudo, também é importante dar bastante atenção à realização do serviço, atendimento, atração de clientes e outros fatores, pois somente assim a empresa vai ter condições de permanecer ativa, oferecendo um serviço de qualidade aos clientes.

É aí que começa o problema: é muito comum ver, especialmente em empresas pequenas, os sócios gastarem tempo demais administrando o negócio enquanto poderiam estar se concentrando em sua atividade principal ou trabalhando em seu diferencial para se destacar no mercado. Com a falta de tempo para fazer tudo isso de maneira apropriada, a produtividade sofre e os lucros caem.

Quando é o momento de terceirizar serviços?

A partir do momento em que se percebe essa dificuldade em gerenciar e desenvolver o empreendimento com a mesma qualidade ou quando certas funções fogem um pouco do conjunto de habilidades que a empresa possui, é hora de terceirizar.

Afinal, forçar uma situação em que os funcionários têm que se equilibrar em diversas tarefas pode resultar na diminuição da capacidade de resolver problemas, desgaste e insatisfação no trabalho, todos elementos que afetam diretamente o nível de produtividade da companhia.

Por outro lado, ao trabalhar com parceiros qualificados, a empresa tem a oportunidade de acompanhar o desenrolar das atividades terceirizadas, aprender mais sobre como otimizar processos e, principalmente, se dedicar mais aos objetivos e atribuições principais que precisa cumprir.

Por que vale a pena trabalhar assim?

Ao selecionar parceiros externos de qualidade, para ajudar com parte das atividades, a sua organização terá maiores condições de prover um serviço completo aos clientes e aumentar os esforços de marketing, a fim de atrair mais pessoas e firmar novas oportunidades de negócio. Desse modo, terá tudo que precisa para continuar saudável e lucrativa.

Outro ponto positivo diz respeito ao desenvolvimento da companhia no mercado, tanto com relação aos produtos ou serviços e consolidação da marca quanto no planejamento interno e alvos para o futuro. Tirar tempo para organizar e definir quais serão os próximos passos é crucial, mas só pode ser feito quando todas as peças estão alinhadas e funcionando corretamente.

Sendo assim, terceirizar serviços pode ser a melhor opção para aumentar a produtividade na empresa. Estar atento às necessidades do negócio e escolher parceiros de qualidade são alguns dos fatores que vão facilitar muito a gestão, além de garantir a otimização de vários processos dentro da organização, aumentando os lucros e a satisfação dos colaboradores.

E você, já terceirizou serviços em sua empresa? Quais os critérios que adotaria na hora de escolher um parceiro? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco!

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