Descubra as vantagens da metodologia de Lean Management

Em outro post deste blog discutimos o que é o Lean Management, ou administração enxuta, e como sua metodologia visa, através de reestruturações no processo produtivo, eliminar estoques, reduzir desperdícios e tarefas que não agregam valor para o cliente, além de tornar a tomada de decisões um processo que envolve todos os funcionários de uma empresa.

A essência do pensamento enxuto — Lean Thinking — é a de que todos os processos e funções de um negócio se integraram em um sistema unificado e coerente, com o propósito de usar esses princípios e ferramentas para aumentar o valor entregue aos clientes, por meio da melhoria contínua.

O benefício principal da implementação do Lean consiste no aumento dos ganhos, sem que seja necessário investir diretamente na expansão da produção. Isso é possível, uma vez que ao reduzir os custos a margem de contribuição das vendas é maior. Assim, para melhorar os resultados do seu negócio, o empreendedor dependerá de investimentos menores, além de evitar riscos como produzir mais do que a demanda existente.

Quer saber mais sobre a metodologia de Lean Management? Então continue conosco e confira!

Como o Lean Management torna a estrutura de custos mais eficiente?

O processo de criar sistemas mais eficientes, por meio da gestão enxuta, acontece primeiramente na ordem de produção. Para evitar o excesso, ela se baseia no just in time — ou produção puxada — proposto pelo toyotismo, em que produtos apenas são confeccionados de acordo com os pedidos existentes  ou “kanbans”. Dessa forma, é possível eliminar estoques indesejados, reduzindo os custos de armazenamento de produtos acabados, além de proporcionar uma mensuração mais precisa da demanda existente para o mercado.

Para reduzir os custos, a metodologia consiste em transformar todas as etapas da produção em processos — nos quais é possível determinar as atividades e pessoas envolvidas no produto entregue. Isso permite indicar tanto as atividades que são cruciais para agregar valor ao cliente quanto aquelas que são realizadas de maneira ineficiente, levando ao desperdício e, em alguns casos, ao retrabalho. Com isso, é possível atuar diretamente sobre as causas, seja melhorando os processos ou eliminando-os completamente, promovendo então a melhoria contínua.

Graças à transformação das etapas de produção em processos, é possível entender quanta matéria-prima é gasta, quais são os tempos disponíveis para realizar as tarefas (takt time) e os movimentos realizados tanto por funcionários quanto pelo produto — desde o início da sua confecção até a entrega ao cliente. Dessa maneira, os gerentes conseguem determinar onde ocorre o desperdício de matéria-prima, atividades aceleradas ou que trazem problemas à produção, assim como o tempo gasto por funcionários para realizar as tarefas e a melhor disposição do maquinário, de forma a criar o menor trajeto possível para a linha de produção.

Benefícios que vão além dos resultados financeiros

Os benefícios gerados pela adoção do Lean Management vão além da redução dos custos. Ao diminuir estoques e gerar sistemas mais eficientes, a administração enxuta promove a sustentabilidade da empresa, além de melhorar sua competitividade no mercado. Essa metodologia é importante também por diminuir a quantidade de produtos perdidos: seja porque ficaram muito tempo no estoque, e não podem mais ser vendidos, ou porque requerem a utilização de menos matéria prima — gerando assim menos subprodutos, que muitas vezes são dispensados como lixo. Além disso, uma estrutura de custos enxuta permite lucros maiores, que podem ser reinvestidos na melhoria contínua da empresa, entregando mais valor aos seus clientes e garantindo sua sobrevivência.

Finalmente, vale dizer que a administração enxuta é um processo permanente e, por isso, deve ser reaplicado de tempos em tempos, buscando uma melhoria contínua da empresa.

Para saber como adequar essa metodologia à sua empresa, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

0 Comments

Leave a Comment